10 de agosto de 2016

Programas para ler mangás

Programa recomendado:

BandiView (em português)

MangaMeeya (versão personalizada pela Fuji Scan): https://www.mediafire.com/file/bgrm050v3kwdfdu/MangaMeeya_7.4_Beta_%2528Custom_Fuji_Scan%2529.rar/file

MangaMeeya é um programa para leitura de mangás simples de usar, muito personalizável e cheio de opções. Não é necessário instalar, basta extrai-lo para qualquer lugar do seu computador. Além de abrir pastas e seus subdiretórios, ele executa arquivos .rar, .cbr, entre outros, sem precisar extrai-los. É completamente personalizável, desde as teclas de atalho até a cor de fundo.

A versão personalizada pela Fuji Scan pode ser baixada no Media Fire no link acima. Como o MangaMeeya é um programa muito personalizável, estou disponibilizando a minha configuração predileta para vocês testarem e, se gostarem, usarem essa configuração. O programa apresenta muitas configurações, e vocês podem personalizá-lo do jeito que preferirem.

As customizações feitas na nossa versão são, na maioria, relativas às teclas de atalho. Na versão modifica pela Fuji, use essas teclas: seta para cima, baixo, direita e esquerda para mover a página; enter para ir uma página à frente, backspace para voltar uma página; botão direito e esquerdo do mouse para ir uma página à frente ou voltar uma página, respectivamente; o clique da rodinha para mover a página para cima e para baixo; o botão 3 do mouse (o clique da rodinha) para ativar a lupa.

Você pode modificar o tamanho das páginas sem perder a qualidade, aplicando um filtro próprio do programa. Para isso, clique no menu em Scalling -> Manually Adjust Size e escolha o tamanho que preferir, digitando em "W" a largura. Para retornar ao tamanho original da página, selecione, no mesmo menu, "Original 100% Size". Para que as páginas não fiquem "embaçadas", selecione um filtro, a Fuji Scan recomenda selecionar, no mesmo menu Scalling -> Pixel Averaging Algorithm.

Lembrando que essas configurações são recomendadas. Uma dica, caso tenham feito alguma configuração não desejada e/ou desejem retornar a todas as configurações originais do programa, deletem o arquivo MangaMeeya.ini que se encontra na pasta do programa, mas deletem só esse arquivo! Esse é o arquivo que armazena as configurações do programa, e deletá-lo fará com que as configurações do programa sejam resetadas, pois um novo arquivo MangaMeeya.ini básico será criado automaticamente na próxima inicialização do programa.

Outros programas recomendados:
CDysplay.
Manga Viewer.
Quivi.

App recomendado para Android:
Perfect Viewer

Tutorial:

Se seu monitor é pequeno ou vc não gosta de ler em tela cheia, um fiz um tutorial pra usar o básico do MangaMeeya. Pra usar, não precisa instalar, é só baixar e extrair pra uma pasta. Salve a pasta onde vc quiser e abra o programa com MangaMeeya7.exe. Copie esse ícone pra área de trabalho pra facilitar o acesso. Ao fechar o programa, ele salva qual foi a última página que vc leu. Não precisa reabrir o mangá.

Depois de abrir, selecione no menu na parte de cima "File > Open File" ou "Open Folder" pra abrir um arquivo .rar ou uma pasta, se vc já tiver extraído o mangá.

Agora as páginas vão carregar. Pra avançar uma página ou voltar uma página, use o botão direito ou esquerdo do mouse, ou as teclas Enter e Backspace, respectivamente.

Importante: pra ajustar o zoom das imagens, vc segura o clique da rodinha do mouse (botão "mouse 3") por meio segundo e move apenas o mouse pra frente ou pra trás. Não é pra segurar o clique e girar a rodinha. É pra segurar o clique da rodinha e mover o mouse pra ajustar o zoom.

Agora as partes que vc pode personalizar. Depois de abrir uma página, vc pode mudar o tamanho dela fazendo isso: navegue até "Scaling > Manual Adjust Size..."


Essa janela vai abrir:

Em "W", vc ajusta a largura (width). Digite um tamanho que fique bom no seu monitor. Pra mim, 1000 (pixels) fica bom. Ajustar apenas a largura (W) é melhor porque todas as imagens ficam do mesmo tamanho.

Depois de ajustar o tamanho, selecione um filtro pra que a imagem não fique embaçada ou pixelada. No menu de cima, clique em "Scaling" e selecione uma das 7 últimas opções. No print, tá selecionado o filtro que eu gosto.


A cor de fundo do programa é cinza. Pra mudar ela, clique em "Tools > Options"


Depois, acesse a guia "General 2" e clique em "Editor", na linha Background Settings, e escolha cor de fundo que preferir.


Naquela barrinha na parte debaixo, o único ícone que eu uso é o "Go to next folder", que serve pra ir pra próxima pasta. Por exemplo, vc extraiu um volume e dentro dele tem várias pastas. Vc abre a primeira em "File > Open Folder" e, pra não precisar abrir a próxima, vc só clica nesse ícone na parte debaixo.



2 comentários:

  1. Utilizo o Perfect Viewer no tablet.
    Recomendo.
    E agora tentarei utilizar o MangaMeeya. O CDysplay apresenta certas dificuldades em ler arquivos .jpg.

    ResponderExcluir
  2. queria o MangaMeeya 7.4 beta com o fundo preto, esses outros não sei pq ficam todo bugado no meu pc

    ResponderExcluir

Comentários são exibidos imediatamente em postagens novas. Postagens com mais de 14 dias devem ter os comentários aprovados.